Main Article Content
Resumo
O catolicismo tem sido historicamente a religião majoritária do Brasil, cabendo a outras fés o lugar de religiões minoritárias, mas nem por isso sem importância no quadro das religiões e da cultura, sobretudo no século atual. Neste segundo grupo estão as chamadas religiões afro-brasileiras, as quais até os anos 1930 poderiam ser incluídas na categoria das religiões étnicas, religiões de preservação de patrimônios culturais dos antigos escravos africanos e seus descendentes. Estas religiões formaram-se em diferentes áreas do Brasil com diferentes ritos e nomes locais derivados de tradições africanas diversas: candomblé na Bahi4, xangô em Pernambuco e Alagoas, tambor de mina no Maranhão e Pará, batuque no Rio Grande do Sul e macumba no Rio de Janeiro.
Palavras-chave
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Referências
- ABIMBOLA, Wande. Sixteen Great Poems of Ifá. s.l.p., UNESCO, 1975. Ifá, An Exposition of Ifá Literary Corpus. Ibadan, Nigéria, Oxford University Press, 1976.
- ALKIMIN, Zaydan. O livro vermelho da Pomba-Gira. 3. ed. Rio de Janeiro, Pallas, 1991. [literatura religiosa].
- AMARAL, Rita de Cássia e colab. A cor do axé: brancos e negros no candomblé de São Paulo. Estudos Afro-Asiáticos, Rio de Janeiro, nº 25, dezembro, p. 99-124, 1993.
- ARCELLA, Luciano. Rio macumba. Roma, Bulzoni, 1980.
- AUGRAS, Monique. O duplo e a metamorfose: A identidade mítica em comunidades nagô. Petrópolis, Vozes, 1983.
- AUGRAS, Monique. Quizilas e preceitos: Transgressão, reparação e organização dinâmica do mundo. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (org.). Candomblé desvendando identidades. São Paulo, EMW Editores, 1987.
- AUGRAS, Monique. “De Yiá Mi a Pomba Gira: Transformações e símbolos da libido”. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (org.), Meu sinal está no teu corpo: Escritos sobre a religião dos orixás. São Paulo, Edicon & Edusp, 1989. BARROS, José Flávio Pessoa de. O segredo das folhas: sistema de classificação de vegetais no Candomblé jêje-nagô do Brasil. Rio de Janeiro, Pallas e UERJ, 1993.
- BASCON, William R. Ifá Divination: Communication between Gods and Men in West Africa. Bloomington, Indiana University Press, 1969(a).
- BASCON, William R. Sixteen Cowries: Yoruba Divination from Africa to the New World. Bloomington, Indiana University Press, 1969(b).
- BASTIDE, Roger. As religiões africanas no Brasil. São Paulo, Pioneira, 1975.
- BASTIDE, Roger O candomblé da Bahia: rito nagô. São Paulo, Nacional, 1978.
- BASTIDE, Roger e VERGER, Pierre. Contribuição ao estudo da adivinhação em Salvador (Bahia). In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (org.). Olóorisa: Escritos sobre a religião dos orixás. São Paulo, Ôgora, 1981.
- BERQUÓ, Elza & ALENCASTRO, Luiz Felipe de (1992). A emergência do voto negro. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, nº 33, junho, p. 77-88.
- BITTENCOURT, José Maria. No reino dos Exus. 5. ed. Rio de Janeiro, Pallas, 1989. [literatura religiosa].
- BRAGA, Júlio Santana. O jogo de búzios: Um estudo de adivinhação no candomblé. São Paulo, Brasiliense, 1988 (a).
- CABRERA, Lydia. Yemanjá y Ochún. Madrid, Forma Grafica, 1974.
- CAMARGO, Candido Procopio Ferreira de. Kardecismo e umbanda. São Paulo, Pioneira, 1991.
- CAMARGO, Candido Procopio Ferreira de et alii. Católicos, protestantes, espíritas. Petrópolis, Vozes, 1993.
- CAMPOS, André Gambier; OLIVEIRA, Kelly Adriano de; PRANDI, Reginaldo (1993). Lideranças negras no Brasil (mimeo). Trabalho apresentado no I Simpósio de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo. São Paulo, USP, 1993.
- CARNEIRO, Edison. Religiões negras. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1936.
- CONCONE, Maria Helena Villas Boas. Umbanda, uma religião brasileira. São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, 1987.
- CONTINS, Márcia. O caso da Pombagira: Reflexões sobre crime, possessão e imagem feminina. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, Museu Nacional, 1983.
- CONTINS, Márcia; GOLDMAN, Márcio. O caso da Pombagira. Religião e violência: Uma análise do jogo discursivo entre umbanda e sociedade. Religião e sociedade, v. 11 n. 1, Rio de Janeiro, 1985.
- CORRÊA, Norton F. O batuque do Rio Grande do Sul: antropologia de uma religião afro-rio-grandense. Porto Alegre, Editora da Universidade/UFRGS, 1992.
- EDUARDO, Octavio da Costa. The Negro in Northern Brazil. Seatle, University of Washington Press, 1948.
- FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo, Dominus e Edusp, 1965.
- FERNANDES, Gonçalves. Xangôs do Nordeste. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1937.
- FERRETTI, Mundicarmo Maria Rocha. Mina, uma religião de origem africana. São Luís, SIOGE, 1985.
- FERRETTI, Mundicarmo Maria Rocha. Desceu na guma: O caboclo do tambor de mina no processo de mudança de um terreiro de São Luís: a Casa Fanti-Ashanti. São Luís, SIOGE, 1993.
- FERRETTI, Mundicarmo Maria Rocha. Terra de caboclo. São Luís, SECMA, 1994.
- FERRETTI, Sérgio Figueiredo. Querebentan de Zomadonu: etnografia da Casa das Minas. São Luís, Editora da Universidade Federal do Maranhão, 1986.
- FERRETTI, Sérgio Figueiredo. Repensando o sincretismo: estudo sobre a Casa das Minas. São Paulo e São Luís, Edusp & FAPEMA, 1995.
- FONTENELLE, Aluizio. Exu. Rio de Janeiro, Espiritualista, s.d. [literatura religiosa].
- FREITAS, Byron Torres de. O jogo dos búzios. 9. ed. Rio de Janeiro, Editora Eco, s.d. [literatura religiosa].
- FRIGERIO, Alejandro & CAROZZI, María Julia. “Las religiones afro-brasileñas en Argentina”. In: ORO, Ari Pedro (org). As religiões afro-brasileiras no Cone Sul. Cadernos de Antropologia , nº 10. Porto Alegre, UFRGS, 1993.
- FRY, Peter; HOWE, Gary Nigel. Duas respostas à aflição: Umbanda e pentecostalismo. Debate e crítica, n. 6, p. 75-94, 1975.
- GLEASON, Judith. A Recitation of Ifa, Oracle of the Yoruba. New York, Grossman Publishers, 1973.
- HASENBALG, Carlos A. & SILVA, Nelson do Valle. Notas sobre desigualdade racial e política no Brasil. Estudos Afro-Asiáticos, Rio de Janeiro, n. 25, p. 141-160, dezembro de 1993.
- HERSKOVITS, Melville J. The Southernmost Outpost of the New World Africanisms. American Anthropologist. v. 45. N, 4, p. 495-590, 1943.
- IDOWU, E. Bolaji. Olodumare: God in Yoruba Belief. Essex, Longman Nigeria, l982. LANDES, Ruth. A cidade das mulheres. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1967.
- LÉPINE, Claude. Os estereótipos da personalidade no candomblé nagô. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (org.). Olóorisa: Escritos sobre a religião dos orixás. São Paulo, Ôgora, 1981. LÉPINE, Claude. Análise formal do panteão nagô. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (org.). Bandeira de Alairá: Outros escritos sobre a religião dos orixás. São Paulo, Nobel, 1982.
- LEITE, Fábio. Tradições e práticas religiosas negro-africanas na região de São Paulo. In: Culturas africanas (Documento da Reunião de Peritos sobre As sobrevivências das tradições religiosas africanas nas Caraíbas e na América Latina. São Luís do Maranhão, 1985). São Luís, UNESCO, 1986.
- LIMA, Vicente. Xangô. Recife, Centro de Cultura Afro-Brasileiro e Jornal do Comércio, 1937.
- LIMA, Vivaldo da Costa. O conceito de “nação” dos candomblés da Bahia. Afro-Ásia. Salvador, n. 12, p. 65-90, 1976.
- LIMA, Vivaldo da Costa. A família-de-santo nos candomblés jeje-nagôs da Bahia: Um estudo de relações intra- grupais. Salvador, Curso de Pós-Graduação em Ciências Humanas da UFBa, 1977.
- LIMA, Vivaldo da Costa. Os obás de Xangô. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (org.). Olóorisa: Escritos sobre a religião dos orixás. São Paulo, Ôgora, 1981.
- LIMA, Vivaldo da Costa. Nações-de-candomblé. In: Encontro de nações de candomblé. Salvador, Centro de Estudos Afro-Asiáticos da UFBa e Ianamá, 1984.
- LUCAS, J. Olumide. The Religion of the Yorubas. Lagos, C.M.S. Bookshop, 1948.
- LUCKMANN, Thomas. Social Reconstruction of Transcendence. In: Secularization
- and Religion: The Persisting Tension. Lausanne, Conference Internationale de Sociologie des Religions (19eme. Conference, Tubingen, 1987), 1987.
- MACHADO, Maria das Dores Campos (1994). Adesão religiosa e seus efeitos na esfera privada: um estudo comparativo dos carismáticos e pentecostais do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, IUPERJ, tese de doutorado em Sociologia.
- MAGGIE, Yvonne. Medo do feitiço: Relações entre magia e poder no Brasil. Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 1992.
- MARIANO, Ricardo. Neopentecostalismo: os pentecostais estão mudando. Dissertação de mestrado em sociologia. São Paulo, FFLCH/USP, 1995.
- MARIANO, Ricardo & PIERUCCI, Antônio Flávio (1992). O envolvimento dos pentecostais na eleição de Collor. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, nº 34, novembro. p. 92-106.
- MAZZOLENI, Gilberto. Maghi e Messia del Brasile. Roma, Bulzoni Editore, 1993.
- MAUPOIL,. La géomancie à l’anciene Côte des Esclaves. Paris, Institut d’Ethnologie, 1961.
- MCKENZIE, P.R. O culto aos orisa entre os yoruba: Algumas notas marginais relativas a sua cosmologia e a seus conceitos de divindade. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (org.). Candomblé desvendando identidades. São Paulo, EMW Editores, 1987.
- MENDONÇA, Antônio Gouvêa. Um panorama do protestantismo atual. In: Landim, Leilah (org.). Sinais dos tempos: tradições religiosas no Brasil. Rio de Janeiro, ISER, 1989.
- MEYER, Marlyse. Maria Padilha e toda sua quadrilha: de amante de um rei de Castela a Pomba-Gira de Umbanda. São Paulo, Duas Cidades, 1993.
- MOLINA, N.A. Pontos cantados e riscados dos Exus e Pomba Gira. 3. ed. Rio de Janeiro, Editora Espiritualista, s.d. [literatura religiosa].
- MOTTA, Roberto. Renda, emprego, nutrição e religião. Ciência & trópico. Recife, v. 5, n. 2, p. 121- 153, 1977.
- MOTTA, Roberto. Cidade e devoção. Recife, Edições Pirata, 1980.
- MOTTA, Roberto. Bandeira de Alairá: A festa de Xangô-São João e problemas do sincretismo. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (org.). Bandeira de Alairá: Outros escritos sobre a religião dos orixás. São Paulo, Nobel, 1982.
- MOTTA, Roberto. (org). Os afro-brasileiros: anais do III Congresso Afro-Brasileiro. Recife, Massangana, 1985.
- MOTTA, Roberto. Comida, família, dança e transe: Sugestões para o estudo do xangô. Revista de Antropologia, São Paulo, nº 25: 147-157, 1982.
- MOTTA, Roberto. Edjé balé: Alguns aspectos do sacrifício no xangô pernambucano.
- Tese de concurso para professor titular de antropologia. Recife, UFPe, 1991.
- MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de. Candomblé, xangô, tambor de mina, batuque, pará e babassuê: Bibliografia prévia. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (org.). Bandeira de Alairá: Outros escritos sobre a religião dos orixás. São Paulo, Nobel, 1982.
- MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de. Orixás, voduns, inquices, caboclos, encantados e loas: Bibliografia complementar. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (org.). Candomblé desvendando identidades. São Paulo, EMW Editores, 1987.
- MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de. A religião dos orixás, voduns e inquices no Brasil, Cuba, Estados Unidos, Granada, Haiti, República Dominicana, Trinidad-Tobago, Angola, Benin e Nigéria: Bibliografia complementar. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (org.). Meu sinal está no teu corpo: Escritos sobre a religião dos orixás. São Paulo, Edicon e Edusp, 1989.
- MOURA, Roberto. Tia Ciata e a pequena África no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Funarte, 1983.
- NEGRÃO, Lísias Nogueira. O pentecostalismo no Brasil. SEDOC, v. 12, col. 1107-1113, maio 1980.
- NEGRÃO, Lísias Nogueira. Umbanda: entre a cruz e a encruzilhada. Tempo social, revista de sociologia da USP. São Paulo, vol. 5, n. 1 e 2, p. 113-122, 1984.
- NOGUEIRA, Oracy, Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem. In: BASTIDE, Roger & FERNANDES, Florestan (orgs.), Relações raciais entre negros e brancos em São Paulo. São Paulo, Anhembi e Unesco, 1955.
- OJU-OBÁ, Bablawô. O verdadeiro jogo de búzios. 4. ed. Rio de Janeiro, Editora Eco, s.d. [literatura religiosa].
- OMOLUBÁ, Babalorixá. Maria Molambo na sombra e na luz. 5. ed. Rio de Janeiro, Pallas, 1990. [literatura religiosa].
- ORO, Ari Pedro. “As religiões afro-brasileiras: religiões de exportação”. In: ORO, Ari Pedro (org). As religiões afro-brasileiras no Cone Sul. Cadernos de Antropologia , nº 10. Porto Alegre, UFRGS, 1993.
- ORO, Ari Pedro. As religiões afro-brasileiras do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Editora da Universidade/UFRGS, 1994.
- ORTIZ, Renato. A morte branca do feiticeiro negro. Petrópolis, Vozes, 1978.
- PEMBERTON, John. Eshu-Elegbara: The Yoruba Trickster God. African Arts, v. IX, n. 1, p. 20-27, 1975.
- PEREIRA, João Baptista Borges. Aspectos do comportamento político do negro em São Paulo. Ciência e Cultura, São Paulo, vol. 34, n. 10, p. 1286-1294, 1982 (a).
- PEREIRA, João Baptista Borges. Parâmetros ideológicos de projeto político de negros em São Paulo. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 24, p. 53-61, 1982 (b).
- PEREIRA, João Baptista Borges. Encontros com Pixinguinha. “Folhetim”, Folha de S.Paulo, 10 de julho de 1983.
- PI HUGARTE, Renzo. “Las religiones afro-brasileñas en el Uruguay”. In: ORO, Ari Pedro (org). As religiões afro-brasileiras no Cone Sul. Cadernos de Antropologia , n. 10, Porto Alegre, UFRGS, 1993 (a).
- PEREIRA, João Baptista Borges. “Las religiones afro-brasileñas en el Uruguay”. In: ORO, Ari Pedro, org. As religiões afro- brasileiras no Cone Sul. Cadernos de Antropologia , n. 10. Porto Alegre, UFRGS, 1993 (b).
- PIERUCCI, Antônio Flávio. Democracia, igreja e voto: o envolvimento dos padres de paróquia na eleição de 1982. São Paulo, USP, tese de doutorado em Sociologia, 1984.
- PIERUCCI, Antônio Flávio Representantes de Deus em Brasília: a bancada evangélica na Constituinte. In: Ciências sociais hoje, 1989. São Paulo, Vértice e ANPOCS, 1989.
- PIERUCCI, Antônio Flávio de Oliveira, CAMARGO, Candido Procopio Ferreira de e SOUZA, Beatriz Muniz de. Comunidades eclesiais de base. In: SINGER, Paul e BRANT, Vinícius Caldeira (orgs.). São Paulo: O povo em movimento. 4. ed. Petrópolis, Vozes, 1983.
- PIERUCCI, Antônio Flávio & PRANDI, Reginaldo. Religiões e voto: a eleição presidencial de 1994. Opinião pública, Campinas, v. 3, n. 1, p. 20-44, maio de 1995.
- PINTO, Altair. Dicionário da umbanda. Rio de Janeiro, Editora Eco, 1971.
- PINTO, Roquette (org). Estudos Afro-Brasileiros. Rio de Janeiro, Ariel, 1935.
- POLLAK-ELTZ, Angelina. Umbanda en Venezuela. Caracas, Fondo Editorial Acta Cientifica, 1993.
- PORDEUS Jr., Ismael. A magia do trabalho: Macumba cearense e festas de possessão. Fortaleza, Secretaria da Cultura e Desporto do Estado do Ceará, 1993.
- PORDEUS Jr., Ismael Lisboa de caso com a umbanda. Trabalho apresentado no GT Religião e sociedade, no XIX Encontro Anual da ANPOCS. São Paulo, ANPOCS, 1995.
- PORTUGAL, Fernandes. O jogo de búzios. Rio de Janeiro, Tecnoprint, 1986 [literatura religiosa].
- PRANDI, Reginaldo. Catolicismo e família: transformação de uma ideologia. São Paulo, CEBRAP e Brasiliense, 1975.
- PRANDI, Reginaldo. O trabalhador por conta própria sob o capital. São Paulo, Símbolo, 1977.
- PRANDI, Reginaldo. Os candomblés de São Paulo: a velha magia na metrópole nova. São Paulo, Hucitec e Edusp, 1991. (a)
- PRANDI, Reginaldo. Cidade em transe: religiões populares no Brasil no fim do século da razão. Revista USP, São Paulo, n. 11, out-dez, p. 65-70, 1991 (b).
- PRANDI, Reginaldo. Adarrum e empanadas: uma visita às religiões afro-brasileiras em Buenos Aires. Estudos Afro-Asiáticos, Rio de Janeiro, n.21, p. 157-165, dez. 1991 (c).
- PRANDI, Reginaldo. Perto da magia, longe da política. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n. 34, novembro, p. 81-91, 1992.
- PRANDI, Reginaldo. Città in transe: culti di possessione nella metropoli brasiliana. Roma, Edizioni Acta, 1993.
- PRANDI, Reginlado; PIERUCCI, Antônio Flávio de Oliveira. Assim como não era no princípio: religião e ruptura na obra de Procopio Camargo. Novos estudos Cebrap. São Paulo, n. 17, p. 29-35, maio, 1987.
- RODRIGUES, Raimundo Nina. O animismo fetichista dos negros bahianos. 2. ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1935.
- QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Cultura, sociedade rural, sociedade urbana no Brasil. São Paulo, LTC e Edusp, 1978.
- QUERINO, Manuel. Costumes africanos no Brasil. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1938.
- QUERINO, Manuel. A raça africana. Salvador, Progresso, 1955.
- RAMOS, Arthur. O folclore negro do Brasil. Rio de Janeiro, Casa do Estudante do Brasil, 1935.
- RAMOS, Arthur. Introdução à antropologia brasileira. 2 vols. Rio de Janeiro, Edições da C.E.B., 1943.
- RIBEIRO, Carmen. Religiosidade do índio brasileiro no candomblé da Bahia: Influências africanas e européias. Afro-Ôsia, Salvador, n. 14, p. 60-80, dezembro, 1983.
- RIBEIRO, José. O jogo de búzios. 4. ed. Rio de Janeiro, Polo Mágico, 1985 [literatura religiosa].
- RIBEIRO, José. Eu, Maria Padilha. Rio de Janeiro, Pallas, 1991. [literatura religiosa].
- RIBEIRO, René. Cultos afro-brasileiros do Recife: Um estudo de ajustamento social. Recife, Instituto Joaquim Nabuco, 1952.
- RIO, João do (Paulo Barreto). As religiões no Rio. Rio de Janeiro, H.Garnier, 1906.
- RIO, João do (Paulo Barreto). Os africanos no Brasil. 4. ed. São Paulo, Nacional, 1976.
- RODRIGUES, Raimundo Nina. O animismo fetichista dos negros bahianos. 2. ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1935.
- ROLIM, Francisco Cartaxo. Pentecostais no Brasil: Uma interpretação sócio-religiosa. Petrópolis, Vozes, 1985.
- SANCHIS, Pierre. As tramas sicréticas da história. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, n. 28, p. 123-130, junho de 1995.
- SANTOS, Deoscoredes Maximiliano dos (Mestre Didi). História de um terreiro nagô. 2. ed. aumentada. São Paulo, Max Limonade, 1988.
- SANTOS, Jocelio Teles. O caboclo no candomblé. Padê, Salvador, n. 1, p. 11-21, julho, 1989.
- SANTOS, Jocelio Teles. O dono da terra: A presença do caboclo nos candomblés baianos. Tese de Mestrado em Antropologia. São Paulo, Universidade de São Paulo, 1992.
- SANTOS, Juana Elbein dos. Os nagô e a morte. 4. ed. Petrópolis, Vozes, 1986.
- SCHETTINI, Teresinha Bernardo. A mulher no candomblé e na umbanda. Dissertação de mestrado em Antropologia (mimeo). São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1986.
- SCHWARCZ, Lilia Moritz (1993). O espetáculo das raças. São Paulo, Companhia das Letras.
- SEGATO, Rita Laura. A Folk Theory of Personality Types: Gods and their Symbolic Representation by Members of the Sango Cult in Recife, Brazil. Antropology PhD Thesis (mimeo). Belfast, The Queen’s University, 1984.
- SENNETT, Richard. O declínio do homem público: As tiranias da intimidade. São Paulo, Companhia das Letras, 1988.
- SILVA, Ornato Jose da. Ervas, raízes africanas. Rio de Janeiro, edição do autor, caixa postal 7.046, 1988.
- SKIDMORE, Thomas E. EUA bi-racial vs. Brasil multirracial: o contraste ainda é válido? Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n. 34, novembro, p. 49-62, 1992.
- SOUZA, Beatriz Muniz de. A experiência da salvação: Pentecostais em São Paulo. São Paulo, Duas Cidades, 1969.
- SOUZA, Laura Mello e. O diabo e a terra de Santa Cruz. São Paulo, Companhia das Letras, 1986.
- SOUZA, Nelson Rosário de (1993). A igreja católica progressista e a produção do militante. São Paulo, USP, dissertação de mestrado em sociologia.
- SPARTA, Francisco. A dança dos orixás. São Paulo, Herder, 1970.
- TEIXEIRA, Maria Lina Leão. Lorogun: identidades sexuais e poder no candomblé. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (org.). Candomblé desvendando identidades. São Paulo, EMW Editores, 1987.
- THOMAS, Keith. Religion and the Decline of Magic. New York e London, Penguin, 1985.
- TRINDADE, Liana. Exu, poder e perigo. São Paulo, Ícone, 1985.
- TRINDADE-SERRA, Ordep J. Na trilha das crianças: Os erês num terreiro angola. Dissertação de mestrado em Antropologia Social (mimeo).
- Brasília, Universidade de Brasília, 1978.
- VALENTE, Waldemar. Sincretismo religioso afro-brasileiro. 3. ed. São Paulo, Nacional, 1977.
- VARANDA, Jorge Alberto. O destino revelado no jôgo de búzios. Rio de Janeiro, Editora Eco, s.d. [literatura religiosa].
- VELHO, Yvone Maggie Alves. Guerra de orixás: Um estudo de ritual e conflito. Rio de Janeiro, Zahar, 1975.
- VERGER, Pierre F. Notes sur le culte des orisha et vodun à Bahia, la Baie de Tous les Saints, au Brésil et à l’ancienne Côte des Esclaves en Afrique. Dakar, I.F.A.N, 1957.
- VERGER, Pierre F. Notion de personne et lignée familiale chez les Yoruba. In: CNRS. La notion de persone en Afrique noire. Paris, Centre National de la Recherche Scientific, 1973.
- VERGER, Pierre F. Lendas africanas dos orixás. Salvador, Corrupio, 1985 (a).
- VERGER, Pierre F. Orixás: Deuses iorubás na África e no Novo Mundo. 2. ed. São Paulo, Corrupio e Círculo do Livro, 1985 (b).
- WALLIS, Roy. New Religions and the Potential for Word Re-Enchantment: Religion as Way of Life, Preference and Commodity. Secularization and Religion: The Persisting Tension. Lausanne, Conference Internationale de Sociologie des Religions (19eme. Conference, Tubingen, 1987), 1987.
- WARREN, Donald. A terapia espírita no Rio de Janeiro. Religião e sociedade, Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, p. 56-83, dezembro, 1984.
- WEBER, Max. Sociology of Religion. Boston, Beacon Press, 1963.
- WEBER, Max. Economía y sociedad. 2 tomos. México, Fondo de Cultura Económica, 1969.
- WEBER, Max. A psicologia social das religiões mundiais. In: Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro, Zahar, s.d.
- ZIEGLER, Jean. O poder africano. São Paulo, Difusão Européia, 1972.