Main Article Content
Resumo
O Brasil tem uma larga tradição católica de devoção aos santos, com os quais os fiéis estabelecem relações de favor e de troca que presumem sempre uma certa intimidade com as coisas do mundo sagrado. Com o espraiamento das tradições afro-brasileiras no curso deste século, parece que esta intimidade com personagens do mundo sagrado — agora sobretudo com divindades afro-brasileiras, com as quais os santos se sincretizam, mais os espíritos dos mortos — teria se intensificado. De fato, há uma infindável lista de famílias ou classes de entidades sobrenaturais com que fiéis brasileiros podem estabelecer relações religiosas e mágicas e contatos personalizados, especialmente através de cerimônias em que essas entidades se apresentam através do transe de incorporação: os caboclos, pretos velhos, ciganos, príncipes, marinheiros, guias de luz, espíritos das trevas, encantados, além dos orixás e voduns. Pombagira, cultuada nos candomblés e umbandas, é um desses personagens muito populares no Brasil.
Palavras-chave
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Referências
- ABIMBOLA, Wande. Sixteen Great Poems of Ifá. s.l.p. UNESCO, 1975.
- ABIMBOLA, Wande. Ifá, An Exposition of Ifá Literary Corpus. Ibadan, Nigéria: Oxford University Press, 1976.
- ALKIMIN, Zaydan. O livro vermelho da Pomba-Gira. 3. ed. Rio de Janeiro:
- Pallas, 1991. [literatura religiosa].
- AMARAL, Rita de Cássia e colab. A cor do axé: brancos e negros no candomblé de São Paulo. Estudos Afro-Asiáticos, Rio de Janeiro, nº 25, dezembro, p. 99-124, 1993.
- ARCELLA, Luciano. Rio macumba. Roma: Bulzoni, 1980.
- AUGRAS, Monique. O duplo e a metamorfose: A identidade mítica em comunidades nagô. Petrópolis: Vozes, 1983.
- AUGRAS, Monique. Quizilas e preceitos: Transgressão, reparação e organização dinâmica do mundo. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (org.). Candomblé desvendando identidades. São Paulo: EMW Editores, 1987.
- AUGRAS, Monique. De Yiá Mi a Pomba Gira: Transformações e símbolos
- da libido. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (org.). Meu sinal está no teu corpo: Escritos sobre a religião dos orixas. São Paulo: Edicon & Edusp, 1989.
- Revista Estudos Afro-Brasileiros, Itanhaém, v. 3, n. 1, p. 116-530, jan./jun. 2022. Pombagira e as faces inconfessas do Brasil.
- BARROS, José Flávio Pessoa de. O segredo das folhas: sistema de classificação de vegetais no Candomblé jêje-nagô do Brasil. Rio de Janeiro: Pallas e UERJ, 1993.
- BASCON, William R. Ifá Divination: Communication between Gods and
- Men in West Africa. Bloomington: Indiana University Press, 1969(a).
- BASCON, William R. Sixteen Cowries: Yoruba Divination from Africa to
- the New World. Bloomington: Indiana University Press, 1969b.
- BASTIDE, Roger. As religiões africanas no Brasil. São Paulo: Pioneira,
- 1975.
- BASTIDE, Roger. O candomblé da Bahia: rito nagô. São Paulo: Nacional,
- 1978.
- BASTIDE, Roger; VERGER, Pierre. Contribuição ao estudo da adivinhação em Salvador (Bahia). In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (org.). Olóorisa: Escritos sobre a religião dos orixás. São Paulo: Ôgora, 1981.
- BERQUÓ, Elza; ALENCASTRO, Luiz Felipe de. A emergência do voto negro. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, nº 33, junho, p. 77-88, 1992.
- BITTENCOURT, José Maria. No reino dos Exus. 5. ed. Rio de Janeiro:
- Pallas, 1989. [literatura religiosa].
- BRAGA, Júlio Santana. O jogo de búzios: Um estudo de adivinhação no
- candomblé. São Paulo: Brasiliense, 1988a.
- CABRERA, Lydia. Yemanjá y Ochún. Madrid: Forma Grafica, 1974.
- CAMARGO, Candido Procopio Ferreira de. Kardecismo e umbanda. São
- Paulo: Pioneira, 1991.
- CAMARGO, Candido Procopio Ferreira de et al. Católicos, protestantes,
- espíritas. Petrópolis: Vozes, 1993.
- CAMPOS, André Gambier; OLIVEIRA, Kelly Adriano de; PRANDI, Reginaldo. Lideranças negras no Brasil (mimeo). Trabalho apresentado
- no I Simpósio de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo. São Paulo: USP, 1993.
- CARNEIRO, Edison. Religiões negras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1936.
- CONCONE, Maria Helena Villas Boas. Umbanda, uma religião brasileira.
- São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, 1987.
- CONTINS, Márcia. O caso da Pombagira: Reflexões sobre crime, possessão e imagem feminina. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Museu Nacional, 1983.
- CONTINS, Márcia; GOLDMAN, Márcio. O caso da Pombagira. Religião e violência: Uma análise do jogo discursivo entre umbanda e sociedade. Religião e sociedade, v. 11 n. 1, Rio de Janeiro, 1985.
- CORRÊA, Norton F. O batuque do Rio Grande do Sul: antropologia de uma religião afro-rio-grandense. Porto Alegre: Editora da Universidade/ UFRGS, 1992.
- EDUARDO, Octavio da Costa. The Negro in Northern Brazil. Seatle: University of Washington Press, 1948.
- FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Dominus e Edusp, 1965.
- FERNANDES, Gonçalves. Xangôs do Nordeste. Rio de Janeiro: Civilização
- Brasileira, 1937.
- FERRETTI, Mundicarmo Maria Rocha. Mina, uma religião de origem africana. São Luís: SIOGE, 1985.
- FERRETTI, Mundicarmo Maria Rocha. Desceu na guma: O caboclo do tambor de mina no processo de mudança de um terreiro de São Luís: a Casa Fanti-Ashanti. São Luís: SIOGE, 1993.
- FERRETTI, Mundicarmo Maria Rocha. Terra de caboclo. São Luís: SECMA, 1994.
- FERRETTI, Sérgio Figueiredo. Querebentan de Zomadonu: etnografia da
- Casa das Minas. São Luís, Editora da Universidade Federal do Maranhão,
- 1986.
- FERRETTI, Sérgio Figueiredo. Repensando o sincretismo: estudo sobre a
- Casa das Minas. São Paulo e São Luís: Edusp & FAPEMA, 1995.
- FONTENELLE, Aluizio. Exu. Rio de Janeiro, Espiritualista, s.d. [literatura
- religiosa].
- FREITAS, Byron Torres de. O jogo dos búzios. 9. ed. Rio de Janeiro: Editora Eco, s.d. [literatura religiosa].
- FRIGERIO, Alejandro; CAROZZI, María Julia. Las religiones afro-brasileñas en Argentina. In: ORO, Ari Pedro (org). As religiões afro-brasileiras no Cone Sul. Cadernos de Antropologia, nº 10. Porto Alegre:
- UFRGS, 1993.
- FRY, Peter; HOWE, Gary Nigel. Duas respostas à aflição: Umbanda e
- pentecostalismo. Debate e crítica, n. 6, p. 75-94, 1975.
- GLEASON, Judith. A Recitation of Ifa, Oracle of the Yoruba. New York:
- Grossman Publishers, 1973.
- HASENBALG, Carlos A.; SILVA, Nelson do Valle. Notas sobre desigualdade racial e política no Brasil. Estudos Afro-Asiáticos, Rio de Janeiro, nº 25, p. 141-160, dezembro de 1993.
- HERSKOVITS, Melville J. The Southernmost Outpost of the New World Africanisms. American Anthropologist. v. 45, n. 4, p. 495-590, 1943.
- IDOWU, E. Bolaji. Olodumare: God in Yoruba Belief. Essex, Longman Nigeria, l982.
- LANDES, Ruth. A cidade das mulheres. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.
- LÉPINE, Claude. Os estereótipos da personalidade no candomblé nagô. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (org.). Olóorisa: Escritos sobre a religião dos orixás. São Paulo: Ôgora, 1981.
- LÉPINE, Claude. Análise formal do panteão nagô. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (org.). Bandeira de Alairá: Outros escritos sobre
- a religião dos orixás. São Paulo: Nobel, 1982.
- LEITE, Fábio. Tradições e práticas religiosas negro-africanas na região de São Paulo. In: Culturas africanas (Documento da Reunião de Peritos sobre as sobrevivências das tradições religiosas africanas nas Caraíbas e na América Latina. São Luís do Maranhão, 1985). São Luís: UNESCO, 1986.
- LIMA, Vicente. Xangô. Recife: Centro de Cultura Afro-Brasileiro e Jornal
- do Comércio, 1937.
- LIMA, Vivaldo da Costa. O conceito de “nação” dos candomblés da Bahia.
- Afro-Ásia. Salvador, n. 12, p. 65-90, 1976.
- LIMA, Vivaldo da Costa. A família de santo nos candomblés jeje-nagôs da
- Bahia: Um estudo de relações intra-grupais. Salvador, Curso de Pós-Graduação em Ciências Humanas da UFBa, 1977.
- LIMA, Vivaldo da Costa. Os obás de Xangô. In: MOURA, Carlos Eugênio
- Marcondes de (org.). Olóorisa: Escritos sobre a religião dos orixás. São
- Paulo: Ôgora, 1981.
- LIMA, Vivaldo da Costa. Nações-de-candomblé. In: Encontro de nações de candomblé. Salvador: Centro de Estudos Afro-Asiáticos da UFBa e Ianamá, 1984.
- LUCAS, J. Olumide. The Religion of the Yorubas. Lagos: C.M.S. Bookshop,
- 1948.
- LUCKMANN, Thomas. Social Reconstruction of Transcendence. Secularization and Religion: The Persisting Tension. Lausanne, Conference Internationale de Sociologie des Religions (19eme. Conference, Tubingen, 1987), 1987.
- MACHADO, Maria das Dores Campos. Adesão religiosa e seus efeitos na esfera privada: um estudo comparativo dos carismáticos e pentecostais
- do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Sociologia). Rio de Janeiro: IUPERJ, 1994.
- MAGGIE, Yvonne. Medo do feitiço: Relações entre magia e poder no Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1992.
- MARIANO, Ricardo. Neopentecostalismo: os pentecostais estão mudando. Dissertação de mestrado em sociologia. São Paulo: FFLCH/USP, 1995.
- MARIANO, Ricardo; PIERUCCI, Antônio Flávio. O envolvimento dos pentecostais na eleição de Collor. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n. 34, novembro, p. 92-106, 1992.
- MAZZOLENI, Gilberto. Maghi e Messia del Brasile. Roma: Bulzoni Editore,
- 1993.
- MAUPOIL, Bernard. La géomancie à l’anciene Côte des Esclaves. Paris: Institut d’Ethnologie, 1961.
- MCKENZIE, P. R. O culto aos orisa entre os yoruba: Algumas notas marginais relativas a sua cosmologia e a seus conceitos de divindade. In:
- MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (org.). Candomblé desvendando
- identidades. São Paulo: EMW Editores, 1987.
- MENDONÇA, Antônio Gouvêa. Um panorama do protestantismo atual. In: LANDIM, Leilah (org.). Sinais dos tempos: tradições religiosas no Brasil. Rio de Janeiro: ISER, 1989.
- MEYER, Marlyse. Maria Padilha e toda sua quadrilha: de amante de um rei de Castela a Pomba-Gira de Umbanda. São Paulo: Duas Cidades, 1993.
- MOLINA, N. A. Pontos cantados e riscados dos Exus e Pomba Gira. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Espiritualista, s.d. [literatura religiosa].
- MOTTA, Roberto. Renda, emprego, nutrição e religião. Ciência & trópico.
- Recife, v. 5, n. 2, p. 121-153, 1977.
- MOTTA, Roberto. Cidade e devoção. Recife: Edições Pirata, 1980.
- MOTTA, Roberto. Bandeira de Alairá: A festa de Xangô-São João e problemas do sincretismo. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (org.). Bandeira de Alairá: Outros escritos sobre a religião dos orixás.
- São Paulo: Nobel, 1982.
- MOTTA, Roberto. (org). Os afro-brasileiros: anais do III Congresso Afro
- -Brasileiro. Recife: Massangana, 1985.
- MOTTA, Roberto. Comida, família, dança e transe: Sugestões para o estudo do xangô. Revista de Antropologia, São Paulo, n. 25, p. 147-157,
- 1982.
- MOTTA, Roberto. Edjé balé: Alguns aspectos do sacrifício no xangô pernambucano. Tese (Doutorado em Antropologia). Recife: UFPe, 1991.
- MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de. Candomblé, xangô, tambor de mina, batuque, pará e babassuê: Bibliografia prévia. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (org.). Bandeira de Alairá: outros escritos sobre a religião dos orixás. São Paulo: Nobel, 1982.
- MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de. Orixás, voduns, inquices, caboclos, encantados e loas: Bibliografia complementar. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (org.). Candomblé desvendando identidades. São Paulo: EMW Editores, 1987.
- MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de. A religião dos orixás, voduns e inquices no Brasil, Cuba, Estados Unidos, Granada, Haiti, República Dominicana, Trinidad-Tobago, Angola, Benin e Nigéria: Bibliografia complementar. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (org.). Meu sinal está no teu corpo: escritos sobre a religião dos orixás. São Paulo: Edicon e Edusp, 1989.
- MOURA, Roberto. Tia Ciata e a pequena África no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Funarte, 1983. NEGRÃO, Lísias Nogueira. O pentecostalismo no Brasil. SEDOC, v. 12, col. 1107-1113, maio 1980.
- NEGRÃO, Lísias Nogueira. Umbanda: entre a cruz e a encruzilhada. Tempo social, revista de sociologia da USP. São Paulo, vol. 5, n. 1 e 2, p.113-122, 1984.
- NOGUEIRA, Oracy, Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem. In: BASTIDE, Roger; FERNANDES, Florestan (org.), Relações raciais entre negros e brancos em São Paulo. São Paulo: Anhembi e Unesco, 1955.
- OJU-OBÁ, Babalawô. O verdadeiro jogo de búzios. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Eco, s.d. [literatura religiosa]
- OMOLUBÁ, Babalorixá. Maria Molambo na sombra e na luz. 5. ed. Rio de
- Janeiro: Pallas, 1990. [literatura religiosa]
- ORO, Ari Pedro. As religiões afro-brasileiras: religiões de exportação. In:
- ORO, Ari Pedro (org.). As religiões afro-brasileiras no Cone Sul. Cadernos
- de Antropologia, n. 10. Porto Alegre, UFRGS, 1993.
- ORO, Ari Pedro. As religiões afro-brasileiras do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1994.
- ORTIZ, Renato. A morte branca do feiticeiro negro. Petrópolis: Vozes, 1978.
- PEMBERTON, John. Eshu-Elegbara: The Yoruba Trickster God. African
- Arts, v. IX, n. 1, p. 20-27, 1975.
- PEREIRA, João Baptista Borges. Aspectos do comportamento político do
- negro em São Paulo. Ciência e Cultura, São Paulo, vol. 34, n. 10, p. 1286-1294, 1982a.
- PEREIRA, João Baptista Borges. Parâmetros ideológicos de projeto político de negros em São Paulo. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 24, p. 53-61, 1982b.
- PEREIRA, João Baptista Borges. Encontros com Pixinguinha. Folhetim, Folha de S.Paulo, 10 de julho de 1983.
- Revista Estudos Afro-Brasileiros, Itanhaém, v. 3, n. 1, p. 125-530, jan./jun. 2022.
- PI HUGARTE, Renzo. Las religiones afro-brasileñas en el Uruguay. In: ORO, Ari Pedro (org.). As religiões afro-brasileiras no Cone Sul. Cadernos
- de Antropologia, n. 10. Porto Alegre: UFRGS, 1993a.
- PI HUGARTE, Renzo. Las religiones afro-brasileñas en el Uruguay. In: ORO, Ari Pedro (org.). As religiões afro-brasileiras no Cone Sul. Cadernos
- de Antropologia, nº 10. Porto Alegre: UFRGS, 1993b.
- PIERUCCI, Antônio Flávio. Democracia, igreja e voto: o envolvimento dos
- padres de paróquia na eleição de 1982. Tese (Doutorado em Sociologia),
- São Paulo: USP, 1984.
- PIERUCCI, Antônio Flávio. Representantes de Deus em Brasília: a bancada evangélica na Constituinte. In: Ciências sociais hoje, 1989. São Paulo: Vértice e ANPOCS, 1989.
- PIERUCCI, Antônio Flávio de Oliveira; CAMARGO, Candido Procopio Ferreira de e SOUZA; Beatriz Muniz de. Comunidades eclesiais de base. In: SINGER, Paul e BRANT, Vinícius Caldeira (org.). São Paulo: O povo em movimento. 4. ed. Petrópolis, Vozes, 1983.
- PIERUCCI, Antônio Flávio; PRANDI, Reginaldo. Religiões e voto: a eleição
- presidencial de 1994. Opinião pública, Campinas, v. 3, n. 1, p. 20-44, maio de 1995.
- PINTO, Altair. Dicionário da umbanda. Rio de Janeiro: Editora Eco, 1971.
- PINTO, Roquette (org.). Estudos Afro-Brasileiros. Rio de Janeiro: Ariel,
- 1935.
- POLLAK-ELTZ, Angelina. Umbanda en Venezuela. Caracas: Fondo Editorial Acta Cientifica, 1993.
- PORDEUS Jr., Ismael. A magia do trabalho: Macumba cearense e festas de possessão. Fortaleza: Secretaria da Cultura e Desporto do Estado do Ceará, 1993.
- PORDEUS Jr., Ismael. Lisboa de caso com a umbanda. Trabalho apresentado no GT Religião e sociedade, no XIX Encontro Anual da ANPOCS.
- São Paulo: ANPOCS, 1995. PORTUGAL, Fernandes. O jogo de búzios. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1986 [literatura religiosa].
- PRANDI, Reginaldo. Catolicismo e família: transformação de uma ideologia. São Paulo: CEBRAP e Brasiliense, 1975.
- PRANDI, Reginaldo. O trabalhador por conta própria sob o capital. São
- Paulo: Símbolo, 1977.
- PRANDI, Reginaldo. Os candomblés de São Paulo: a velha magia na metrópole nova. São Paulo: Hucitec e Edusp, 1991a.
- PRANDI, Reginaldo. Cidade em transe: religiões populares no Brasil no
- fim do século da razão. Revista USP, São Paulo, n. 11, out-dez, p. 65-70, 1991b.
- PRANDI, Reginaldo. Adarrum e empanadas: uma visita às religiões afro
- -brasileiras em Buenos Aires. Estudos Afro- Asiáticos, Rio de Janeiro, n.
- 21, p. 157-165, dez. 1991c.
- PRANDI, Reginaldo. Perto da magia, longe da política. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n. 34, novembro, p. 81-91, 1992.
- PRANDI, Reginaldo. Città in transe: culti di possessione nella metropoli
- brasiliana. Roma: Edizioni Acta, 1993.
- PRANDI, Reginaldo; PIERUCCI, Antônio Flávio de Oliveira. Assim como não era no princípio: religião e ruptura na obra de Procopio Camargo. Novos estudos Cebrap. São Paulo, n. 17, p. 29-35, maio, 1987.
- QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Cultura, sociedade rural, sociedade urbana no Brasil. São Paulo: LTC e Edusp, 1978.
- QUERINO, Manuel. Costumes africanos no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1938.
- QUERINO, Manuel. A raça africana. Salvador: Progresso, 1955.
- RAMOS, Arthur. O folclore negro do Brasil. Rio de Janeiro: Casa do Estudante do Brasil, 1935.
- RAMOS, Arthur. Introdução à antropologia brasileira. 2 vols. Rio de Janeiro: Edições da C.E.B., 1943.
- RIBEIRO, Carmen. Religiosidade do índio brasileiro no candomblé da Bahia: Influências africanas e européias. Afro-Ásia, Salvador, n. 14, p. 60-80, dezembro, 1983.
- RIBEIRO, José. O jogo de búzios. 4. ed. Rio de Janeiro: Polo Mágico, 1985
- [literatura religiosa].
- RIBEIRO, José. Eu, Maria Padilha. Rio de Janeiro: Pallas, 1991. [literatura
- religiosa].
- RIBEIRO, René. Cultos afro-brasileiros do Recife: Um estudo de ajustamento social. Recife: Instituto Joaquim Nabuco, 1952.
- RIO, João do (Paulo Barreto). As religiões no Rio. Rio de Janeiro: H. Garnier, 1906.
- RODRIGUES, Raimundo Nina. O animismo fetichista dos negros bahianos.
- 2. ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1935.
- RODRIGUES, Raimundo Nina. Os africanos no Brasil. 4. ed. São Paulo:
- Nacional, 1976.
- ROLIM, Francisco Cartaxo. Pentecostais no Brasil: uma interpretação sócio-religiosa. Petrópolis: Vozes, 1985.
- SANCHIS, Pierre. As tramas sicréticas da história. Revista Brasileira de
- Ciências Sociais. São Paulo, n. 28, p. 123-130, junho de 1995.
- SANTOS, Deoscoredes Maximiliano dos (Mestre Didi). História de um
- terreiro nagô. 2. ed. aumentada. São Paulo: Max Limonade, 1988.
- SANTOS, Jocelio Teles. O caboclo no candomblé. Padê, Salvador, n. 1, p.
- 11-21, julho, 1989.
- SANTOS, Jocelio Teles. O dono da terra: a presença do caboclo nos candomblés baianos. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade de São Paulo, 1992.
- SANTOS, Juana Elbein dos. Os nagô e a morte. 4. ed. Petrópolis: Vozes,
- 1986.
- SCHETTINI, Teresinha Bernardo. A mulher no candomblé e na umbanda.
- Dissertação (Mestrado em Antropologia) (mimeo). São Paulo: Pontifícia
- Universidade Católica de São Paulo, 1986.
- SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças. São Paulo: Companhia
- das Letras, 1993.
- SEGATO, Rita Laura. A Folk Theory of Personality Types: Gods and their Symbolic Representation by Members of the Sango Cult in Recife, Brazil. Antropology PhD Thesis (mimeo). Belfast: The Queen’s University, 1984.
- SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
- SILVA, Ornato Jose da. Ervas, raízes africanas. Rio de Janeiro: edição do
- autor, 1988.
- SKIDMORE, Thomas E. EUA bi-racial vs. Brasil multirracial: o contraste
- ainda é válido? Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n. 34, novembro, p.
- 49-62, 1992.
- SOUZA, Beatriz Muniz de. A experiência da salvação: pentecostais em São
- Paulo. São Paulo: Duas Cidades, 1969.
- SOUZA, Laura Mello e. O diabo e a terra de Santa Cruz. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
- SOUZA, Nelson Rosário de. A igreja católica progressista e a produção do
- militante. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade de São Paulo, 1993.
- SPARTA, Francisco. A dança dos orixás. São Paulo: Herder, 1970.
- TEIXEIRA, Maria Lina Leão. Lorogun: identidades sexuais e poder no candomblé. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (org.). Candomblé
- desvendando identidades. São Paulo: EMW Editores, 1987.
- THOMAS, Keith. Religion and the Decline of Magic. New York e London: Penguin, 1985.
- TRINDADE, Liana. Exu, poder e perigo. São Paulo: Ícone, 1985.
- TRINDADE-SERRA, Ordep J. Na trilha das crianças: os erês num terreiro
- angola. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) (mimeo). Brasília: Universidade de Brasília, 1978.
- VALENTE, Waldemar. Sincretismo religioso afro-brasileiro. 3. ed. São Paulo: Nacional, 1977.
- VARANDA, Jorge Alberto. O destino revelado no jôgo de búzios. Rio de
- Janeiro, Editora Eco, s.d. [literatura religiosa].
- VELHO, Yvone Maggie Alves. Guerra de orixás: um estudo de ritual e
- conflito. Rio de Janeiro, Zahar, 1975.
- VERGER, Pierre F. Notes sur le culte des orisha et vodun à Bahia, la Baie de Tous les Saints, au Brésil et à l’ancienne Côte des Esclaves en Afrique.
- Dakar, I.F.A.N, 1957.
- VERGER, Pierre F. Notion de personne et lignée familiale chez les Yoruba. In: CNRS. La notion de persone en Afrique noire. Paris: Centre National de la Recherche Scientific, 1973.
- VERGER, Pierre F. Lendas africanas dos orixás. Salvador: Corrupio, 1985a.
- VERGER, Pierre F. Orixás: Deuses iorubás na África e no Novo Mundo. 2.
- ed. São Paulo: Corrupio e Círculo do Livro, 1985b.
- WALLIS, Roy. New Religions and the Potential for Word Re-Enchantment: Religion as Way of Life, Preference and Commodity. Secularization and Religion: The Persisting Tension. Lausanne, Conference Internationale de Sociologie des Religions (19eme. Conference, Tubingen, 1987), 1987.
- WARREN, Donald. A terapia espírita no Rio de Janeiro. Religião e sociedade, Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, p. 56- 83, dezembro, 1984.
- WEBER, Max. Sociology of Religion. Boston: Beacon Press, 1963.
- WEBER, Max. Economía y sociedad. 2 tomos. México, Fondo de Cultura
- Económica, 1969.
- WEBER, Max. A psicologia social das religiões mundiais. In: Ensaios de
- sociologia. Rio de Janeiro, Zahar, s.d.
- ZIEGLER, Jean. O poder africano. São Paulo: Difusão Europeia, 1972.