Main Article Content

Resumo

Para respeitar e valorizar a diversidade é preciso reconhecer diferentes particularidades e as relações entre elas, de modo a, com isso, afastar-se a possibilidade de construção de um discurso homogêneo sobre as religiões afro-brasileiras, que se manifestam por diferentes escolas. Discute-se aqui como a Teologia afro-brasileira afasta-se de e rebate a hegemonia e homogenia nas religiões afro-brasileiras, em favor da pluralidade e calcada na tradição oral, eixos estruturantes desse curso de nível superior desenvolvido pela FTU.

Palavras-chave

homogenia hegemonia teologia afro-brasileira religiões afro-brasileiras FTU

Article Details

Biografia do Autor

F. Rivas Neto

Francisco Rivas Neto (1950-2018) foi sacerdote das religiões afro-brasileiras durante 50 anos, médico e fundador da OICD (Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino), instituição religiosa afro-brasileira. Além disso, fundou e dirigiu a FTU (Faculdade de Teologia Umbandista), primeira e única instituição de formação teológica afro-brasileira, autorizada e reconhecida pelo MEC, em funcionamento de 2003 a 2016. Autor de diversos livros que marcaram as religiões afro-brasileiras, tanto no meio religioso como acadêmico.

Como Citar
RIVAS NETO, F. Teologia com ênfase nas religiões afro-brasileiras promovendo o diálogo com a sociedade, academia e religião. Estudos Afro-Brasileiros, v. 1, n. 1, p. 182-190, 14 maio 2020.

Referências

  1. BOURDIEU, Pierre. A fábrica de opinião pública. As duas faces do Estado. Le Monde Diplomatique Brasil, jan. 2012, p. 14-17.