Main Article Content

Resumo

O texto introdutório discute a tradição oral e sua importância nas religiões afro-brasileiras, como método de transmissão de conhecimentos inerente a todas as escolas. Ademais, não é a tradição oral melhor ou pior que a tradição escrita, apenas diferente, assim, abordam-se questões sobre a relação entre ambas, sobretudo no discurso teológico.


 


 


Palavras-chave

tradição oral transmissão de conhecimento tradição escrita religiões afro-brasileiras

Article Details

Biografia do Autor

F. Rivas Neto

Francisco Rivas Neto (1950-2018) foi sacerdote das religiões afro-brasileiras durante 50 anos, médico e fundador da OICD (Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino), instituição religiosa afro-brasileira. Além disso, fundou e dirigiu a FTU (Faculdade de Teologia Umbandista), primeira e única instituição de formação teológica afro-brasileira, autorizada e reconhecida pelo MEC, em funcionamento de 2003 a 2016. Autor de diversos livros que marcaram as religiões afro-brasileiras, tanto no meio religioso como acadêmico.

Como Citar
RIVAS NETO, F. As religiões afro-brasileiras: a sabedoria construída na tradição oral. Estudos Afro-Brasileiros, v. 1, n. 1, p. 179-181, 14 maio 2020.