Main Article Content

Resumo

Há alguns anos, os cursos de teologia livre que se enquadravam nos padrões do Ministério da Educação (MEC) foram autorizados e credenciados, portanto legalizados e legitimados a promoverem o ensino superior da Teologia. É importante salientar que antes de credenciamento e autorização pelo MEC todas as teologias eram livres. Na atualidade há mais de uma centena de Faculdades de Teologia, com status de curso superior, portanto, com ensino de qualidade e conteúdos universitários. Não se pode ensinar Teologia só pelo que se sabe da religião, que, embora tenha nobilitante atividade, se dirige à crença, à fé e não ao estudo do fenômeno, seja ele sociocultural, antropológico ou de outras áreas do saber acadêmico, ou seja, do senso crítico. Senso crítico na religião é Teologia; por sua vez, as crenças religiosas confessionais e às vezes passionais (não isentas) são relativas à religião, que respeitamos e achamos indispensáveis na vida do cidadão planetário interessado na manutenção homeostática do planeta e de sua sociedade.

Palavras-chave

FTU Instituição de ensino superior interface Teologia afro-brasileira Teologia da convergência

Article Details

Biografia do Autor

F. Rivas Neto

Francisco Rivas Neto (1950-2018) foi sacerdote das religiões afro-brasileiras durante 50 anos, médico e fundador da OICD (Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino), instituição religiosa afro-brasileira. Além disso, fundou e dirigiu a FTU (Faculdade de Teologia Umbandista), primeira e única instituição de formação teológica afro-brasileira, autorizada e reconhecida pelo MEC, em funcionamento de 2003 a 2016. Autor de diversos livros que marcaram as religiões afro-brasileiras, tanto no meio religioso como acadêmico.

Como Citar
RIVAS NETO, F. FTU: primeira instituição de ensino superior em Teologia afro-brasileira. Estudos Afro-Brasileiros, v. 1, n. 1, p. 150-156, 14 maio 2020.