Main Article Content

Resumo

O toque de jurema (encantarias – encantados) é um culto público com fins propiciatórios à (1) cura, (2) resolver problemas vários do cotidiano, (3) amor e, finalmente, (4) problemas espirituais vários. O culto à jurema tem na adaptação do homem aos três ambientes, natural, social e sobrenatural, a forma de encontrar a estabilidade, a harmonia e o equilíbrio. A quebra desse equilíbrio (dos três ambientes) pode desencadear vários óbices, inclusive a deflagração de agressão mística – demandas, ataques mágicos ou berundangas – responsável por infortúnios espirituais tais como “vida amarrada” e perturbação espiritual
na dimensão afetiva promovendo o insucesso no amor e as maiores dificuldades no aspecto econômico-financeiro. Finalmente, os problemas mais ou menos graves de saúde mental ou somática.

Palavras-chave

cura fumaçadas marca mestres toque da jurema

Article Details

Biografia do Autor

Francisco Rivas Neto

Francisco Rivas Neto (1950-2018) foi sacerdote das religiões afro-brasileiras durante 50 anos, médico e fundador da OICD (Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino), instituição religiosa afro-brasileira. Além disso, fundou e dirigiu a FTU (Faculdade de Teologia Umbandista), primeira e única instituição de formação teológica afro-brasileira, autorizada e reconhecida pelo MEC, em funcionamento de 2003 a 2016. Autor de diversos livros que marcaram as religiões afro-brasileiras, tanto no meio religioso como acadêmico.

Como Citar
RIVAS NETO, F. Toque da jurema: a cura em várias dimensões. Estudos Afro-Brasileiros, v. 1, n. 1, p. 171-178, 14 maio 2020.