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Resumo

O espaço público da cidade do Rio de Janeiro foi ocupado de múltiplas maneiras por Iemanjá e outros orixás do panteão das religiões afro-brasileiras. Este artigo irá analisar elementos sagrados transbordando para o universo festivo, musical e lúdico carioca. A festa de Iemanjá e a gravação de músicas abordando a entidade, com apropriações variadas, apontam formas de resistências das identidades culturais negras, marcando a presença do sagrado afro-brasileiro na vida urbana. Lançando mão de suas práticas rituais, líderes religiosos e praticantes ampliavam o universo de influência dos cultos, buscando legitimidade e reconhecimento social. Nos enfrentamentos das intolerâncias, das desvalorizações e depreciações sociais, a presença de símbolos religiosos na cena pública exerce um papel preponderante para aproximar os cultos afro-brasileiros da população carioca.

Palavras-chave

Iemanjá; Religião e Espaço público; simbologias afro religiosas e campo musical, Tancredo da Silva Pinto

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Como Citar
BAHIA, J.; DANTAS, C.; NOGUEIRA, F. Correndo a gira: uma cidade entre o lúdico e o sagrado. Estudos Afro-Brasileiros, v. 4, n. 1, p. 101-143, 12 abr. 2024.

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